domingo, 28 de julho de 2013

Cerca de três centenas surfistas, formaram um Círculo contra a PPP do Mega Terminal de Contentores da Trafaria...




Tudo aconteceu este Sábado, dia 27 de Julho de 2013.

Cerca de três centenas surfistas, bodyboarders e windsurfistas formaram um Círculo Surfista contra a PPP do Mega Terminal de Contentores da Trafaria e de uma linha férrea de 160 milhões de euros (mais do dobro do custo por km em relação ao projecto TGV) .


A iniciativa contou com a colaboração de 2 clubes de surf e 7 Escolas de surf e windsurf da Costa da Caparica. Os surfistas e bodyboarders concentraram-se na praia do CDS, no Centro Internacional de Surf na Costa da Caparica para fazerem a acção na água e os windsurfistas concentraram-se na escola de windsurf da praia do bar do Pé Nú, em S. João da Caparica para fazer a acção na areia.


Este projecto do Terminal de Contentores põe em causa a prática do surf, o ambiente, as praias da Costa da Caparica e o desenvolvimento previsto para a região, com base no turismo e na pesca artesanal.

Esta iniciativa, promovida pela Associação Contentores Trafaria NÃO, teve o apoio da Câmara Municipal de Almada e da organização SOS – Salvem o Surf.

A Associação Contentores Trafaria NÃO! surgiu como a resposta dos cidadãos ao atentado ambiental, à destruição das praias da Costa da Caparica e à delapidação dos dinheiros públicos.


A Associação desenvolveu já diversas acções, desde a sua criação em Abril e este mês teve em curso:

* no inicio de Julho, uma carta aberta ao 1º Ministro para a qual já recolheu cerca de 1.400 assinaturas presenciais e 400 online;

* presença nas praias de S. João da Caparica, com distribuição de folheto e recolha de assinaturas, com as posições da autarquia, organizações ambientalistas e de especialistas de logística portuária que chamam a atenção para outras soluções mais económicas, como Sines e Lisboa+Setúbal;

* organização do cordão humano “ Abraçar a Trafaria” no sábado dia 13 de Julho

* organização do Círculo Surfista a 27 de Julho.

Fonte: Total Surt.com- veja o artigo aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário