A Associação Contentores na Trafaria Não, em conjunto com as autoridades locais, manifesta-se hoje contra o projeto de construção do terminal de contentores naquela freguesia do concelho de Almada.
"Abraçar a Trafaria" é a iniciativa que vai procurar envolver a população do concelho "num abraço, num cordão humano", contra o projeto do Governo para um terminal de contentores na freguesia.
O "abraço" vai "procurar sensibilizar as pessoas relativamente ao impacto negativo que esta situação tem", disse à agência Lusa, José Dionísio, da Associação Contentores na Trafaria Não.
A associação surgiu numa reunião promovida pelo município, no dia 23 de fevereiro (logo após a divulgação do projeto), como um movimento de reação face à intenção de ser construído um mega terminal de contentores.
A presidente da Junta de Freguesia da Trafaria, Francisca Parreira, alertou que o projeto, face à sua área de implementação, poderá afetar habitações em território "ilegal".
Ainda sobre as consequências ambientais, acrescentou que "todo o aterro e a área que vai eventualmente ser ocupada com o terminal de contentores, se for para dentro do rio, virá a provocar alterações no leito do rio, na fauna, na flora e outro tipo de alterações ao nível da deslocação das areias".
A autarca adiantou, ainda, que o projeto não é bem aceite pelo facto de o Governo não ter contemplado a participação das autoridades locais no projeto e por não existirem estudos concretos sobre a "viabilidade económica" e "impacto ambiental" desta ação.
A iniciativa prevista para hoje tem lugar a partir das 11:00, com os manifestantes a partirem da Avenida da Liberdade (junto às instalações da Junta de Freguesia), envergando camisolas azuis, amarelas, brancas ou pretas.
Fonte: DNPortugal- Leia o artigo aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário